Energia limpa como ingrediente da Biri

As bebidas da indústria Biri tem um novo ingrediente principal. Serão produzidas a partir de agora com a energia gerada pela luz solar. A Biri inovou e com um projeto arrojado passa a se tornar a primeira indústria da região sul 100% autossuficiente com energia solar, possuindo a primeira usina fotovoltaico de mini geração na Região Sul do Estado.

Durante um longo período foram feitos estudos de viabilidade do projeto e ao longo dos meses de Junho e Julho deste ano os trabalhos de instalação foram executados. Ao todo, 681 placas para captar a luz solar foram instaladas, tendo capacidade para gerar 225 kwp de energia.

Os telhados dos pavilhões da indústria pelotense ficaram repletos de painéis solares, chegando a 1362m² de área superficial. Além disso, foram utilizadas estruturas de material reciclado de PTC na fixação, material de resíduos de polipropileno, poliestireno, ABS e PVC e fibras vegetais que são utilizados para criação de um novo produto, obtendo-se o produto termoplástico composto por ferros reciclados. O projeto foi feito pela empresa V2M Energias Renováveis, sob a responsabilidade do Engenheiro Eletricista Vinícius Morales Matias.

Com um investimento de quase 1 milhão de reais de capital próprio, a empresa estima que o retorno se dará em 6 anos, mas que o principal retorno é a consciência ecológica na geração de energia limpa.

- Esse projeto vem para se juntar a outras iniciativas adotadas pela Biri em anos anteriores, como o projeto piloto de coleta de garrafas PET com quadriciclos elétricos em substituição às carroças com tração animal, projetos educacionais de reciclagem, moradias ecológicas com reciclagem de materiais, dentre outros. – comenta Leonardo Schneider, Gerente de marketing da empresa.

Além disso, reitera o engenheiro Vinícius:

- A usina solar deixará de emitir em média 7,26 toneladas de CO2. Para causar o mesmo efeito seriam necessárias, a título de comparação, 52 mudas de árvores.

A Biri segue sempre trabalhando para promover um consumo consciente e entregar à comunidade e seus clientes os melhores benefícios ao seu alcance, seja com atitudes como este projeto, seja no dia a dia do seu trabalho.

 


Publicado em 24/07/2018 11:11